segunda-feira, 9 de novembro de 2009

La Journée de la Jupe

"O Dia da Saia é um drama sobre uma professora, Sonia Bergerac, vítima de descontrolo emocional causado pelo stress incutido pela indisciplina dos seus alunos. Um dia descobre na sala de aula uma arma a sair de uma mochila, toma-a e, à falta de melhor solução, usa-a para controlar os alunos e poder tentar dar a matéria. Um drama intenso que nos apresenta um rol de problemas habituais nas escolas francesas, mas também nas portuguesas, como indisciplina, abusos sexuais, racismo e até violência para com os docentes.
O filme que aborda de uma forma provocativa, de tão realista, os problemas que os professores enfrentam no seu dia-a-dia na formação das nossas gerações futuras.
Protagonizado por Isabelle Adjani."

Obrigada Helder pela notícia. Já não era sem tempo! Os inúmeros problemas que os professores enfrentam diariamente dentro das salas de aula têm que ser partilhados por todos e expostos à opinião publica. O cinema talvez possa ser o melhor meio de pôr as pessoas a pensar. E se um dia os professores decidem tomar as rédeas?

2 comentários:

A disse...

Não conhecia. De facto, tardam medidas que previnam não apenas o abandono escolar dos alunos mas (e cada vez mais...) também o "abandono" escolar dos professores.
Excelente post. Parabéns!

Martinha disse...

A reacção da professora parece descabida mas numa situação de dificuldade nem sempre o bom senso vence e se mesmo por momentos ele falha, depois, é um crescendo de violência que pode não parar.
Beijinhos.