sábado, 11 de julho de 2009

Ruminantes poluem mais do que os automóveis

Segundo o DN de 14 de Junho, vacas, camelos, porcos, búfalos e ovelhas poluem mais do que os carros e a culpa é da emissão de gases destes animais. O sistema digestivo dos ruminantes
fabrica metano que é depois enviado para a atmosfera através do estrume e da flatulência. Este gás é 20 vezes mais prejudicial para o ambiente (contribui em 18% para o aumento do aquecimento global) do que o dióxido de carbono (13,5%) emitido pelos meios de transporte.
Vários cientistas já estão a desenvolver pesquisa no sentido de encontrar modos de combater o problema dos gases do gado. Em Vermont, nos Estados Unidos, vacas de 15 quintas foram submetidas a uma nova dieta. Deixaram de comer milho e soja. Agora alimentam-se de alfafa, sementes de linhaça e trevos. Os dados recolhidos entre Janeiro e Maio mostram que a produção de leite se manteve e que os níveis de metano enviados para a atmosfera desceram 18%. O produtor de iogurtes Guy Chornier também salientou que o hálito das vacas está mais suave".
De acordo com os investigadores, esta suavização é urgente, porque as vacas têm no estômago uma bactéria que faz com que arrotem metano. Alguns estudos indicam que cada animal expele uma média de 500 litros deste gás para a atmosfera por ano. Nos Estados Unidos, deu-se início ao programa "cow of the future", procurando reduzir um quarto do total das emissões da indústria da carne até ao fim da próxima década.

1 comentário:

Hélia Barbosa disse...

Nossa, quem diria... rsrs... os culpados são eles, então!!

=0

“Sou jardim
quintal.
Sou sala
sou fogão
forno com pão.
Sou mesa posta
sou cama macia
travesseiro de ervas.
Sou roseira na janela
Sou casa.
Mas a luz só ilumina, amigo,
quando chegas dentro dela.”

A presença do amigo é sempre essencial... Por isso vim te visitar!!

Beijo bem grande e uma linda sexta-feira!!